Tejo

No Ribatejo constata-se uma pluralidade de solos e climas aliado a grandes explorações vitivinícolas. Zona fértil que actualmente tem 22300 hectares de vinhedos e outrora abastecia o mercado interno e as colónias africanas do império Português.

O rio Tejo é omnipresente na paisagem e factor influenciador na fertilidade dos solos e no clima que assola a região. Ainda hoje os produtos hortícolas, frutícolas, arroz, vinha e olival são resultado de uma práctica agrícola extensiva.

Em tempos, no Ribatejo produzia-se vinho em grandes quantidades vendido a granel para abastecer os restaurantes e tabernas lisboetas. Nos últimos tempos toda a zona foi submetida a alterações significativas tanto no campo como nas adegas, muitas vinhas foram transferidas da zona da lezíria para os solos da charneca e do bairro, resultando numa redução de produção mas aumento exponencial de qualidade.

Castas Tintas: Aragonez, Castelão, Trincadeira, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Tinta Miúda, Sousão, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot.

Castas Brancas: Fernão Pires, Arinto, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Moscatel Graúdo, Alvarinho, Viognier.