Fundadas em 1920 pelos irmãos José, Manuel e Albano Costa, as “Caves São João” são uma empresa familiar que, a princípio, se dedicava à comercialização de vinhos finos do Douro e licores. É hoje a empresa familiar mais antiga ainda em actividade no concelho de Anadia.
Nos anos 30, com a interdição da elaboração dos vinhos do Porto fora de Vila Nova de Gaia, a Empresa começa a comercializar vinhos de mesa da Bairrada. Nessa altura, inicia também a produção de espumantes naturais, pelo método “champanhês”, sendo de destacar, nesta fase, o importante papel do enólogo francês Gaston Mennesson.
Dá início à exportação de vinhos para o mercado brasileiro e, pouco tempo depois, para as colónias portuguesas em África. Com a designação “Reserva”, iniciada pelas Caves São João, esta inova no mercado dos vinhos, utilizando rótulos de papel revestidos a cortiça natural. É também propriedade das Caves de São João a Quinta do Poço do Lobo, os seus 37 hectares foram todos replantados logo a seguir à transacção, com castas como: Baga, Moreto, Cabernet Sauvignon, Castelão, Arinto e Chardonnay, com a finalidade de produzir vinhos e espumantes de alta qualidade.