António Madeira Vinhas Velhas Tinto 2021
Vinificação: Vinho obtido em solo granítico a partir de uvas vindimadas manualmente e provenientes de vinhas com idades entre os 50 e 130 anos. A filosofia deste produtor assenta em métodos naturais, elevando a expressão máxima de terroir. Inexistência de produtos enológicos aplicados exceptuando quantidades ínfimas de sulfuroso. Fermentação alcoólica utilizando leveduras indígenas, em dornas. Procurou-se pouca extracção, trabalhando-se por “infusão” na procura da elegância e finesse característica da região. Depois, o vinho passou para barricas usadas de carvalho francês, onde realizou a fermentação maloláctica até a primavera seguinte e estagiou durante 18 meses. Seguiram-se mais 6 meses de estágio e harmonização do lote em inox.
Estágio: 18 meses em barricas usadas de carvalho francês de vários tamanhos (600, 500, 400 e 225 Lts), seguidos de mais 6 meses em inox.
Cor: Rubi aberto.
Aroma: Nariz puro, complexo, granito envolto de fruta de caroço, pêssego, cereja, ameixa, sensações de ervas aromáticas, flores e pinhal.
Sabor: Grande equilíbrio e frescura numa boca fluida, cristalina, muito pura e saborosa. Taninos finos e macios. Final mineral muito longo.
Servir: 16º – 18º.
Produção: 4400 garrafas.
Consumo: Imediato ou guarda.
Harmonização: Borrego, carnes brancas e bacalhau.
Enologia: Miguel Abrantes.
Alergénios: Sulfitos.
Menções & Prémios:
- Robert Parker: 93 – 100
- Revista de Vinhos: 17,5 – 20
